Próxima assembleia que vai avaliar o movimento será na quinta-feira, 27, na agência da Previdência Social da avenida Beira Mar, em Vitória
As trabalhadoras e trabalhadores do INSS realizaram uma assembleia na tarde desta sexta-feira, 21, e decidiram dar continuidade à greve iniciada há mais de 30 dias. As agências que já aderiram vão permanecer no movimento liderado pelo Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho e Previdência Social no Espírito Santo (Sindprev-ES).
Na próxima quinta-feira, 27, acontecerá outra assembleia na agência da Previdência Social da avenida Beira Mar, em Vitória, para uma nova avaliação da greve. Antes disso, na quarta-feira, 26, uma caravana de trabalhadores do Espírito Santo sairá de Vitória rumo a Brasília para a Marcha Unificada dos Servidores Públicos Federais. Lá se encontrarão com diversas categorias do funcionalismo federal para reivindicar a negociação da pauta unificada defendida pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais.
Reivindicações
Entre as diversas reivindicações das trabalhadoras e dos trabalhadores federais estão uma política salarial permanente com correção das distorções e reposição das perdas inflacionárias; reajuste linear de 27,3%; data-base em 1° de maio; incorporação de todas as gratificações produtivistas; e paridade salarial entre ativos e aposentados.
Em relação ao reajuste salarial, o governo apresentou uma contraproposta dividindo-o em quatro anos, com os seguintes percentuais: 5,5% em 2016, 5% em 2017, 4,75% em 2018 e 4,5% em 2019. A categoria rejeitou.