Sindicato assina carta em memória às mais de 1,3 mil mortes pela doença
O Fórum Capixaba em Defesa da Vida das Trabalhadoras e Trabalhadores, do qual o Sindprev-ES participa, realizou um ato em lembrança às 1300 pessoas mortas (triste marca alcançada no dia do ato) pela covid-19 no Espírito Santo. A ação aconteceu nesse domingo, 21, na Praia de Camburi em Vitória. 130 cruzes foram fincadas em covas simbólicas na areia da praia. Faixas também foram colocadas, trazendo críticas aos governos, federal e do ES, que afrouxam as medidas de isolamento por conta de pressão do empresariado, fazendo aumentar o contágio do vírus, sobretudo em meio à população que depende de transporte público, que não pode trabalhar remotamente e de quem não pode parar de trabalhar por atuar em serviços essenciais.
Para o Sindprev-ES, e demais integrantes do Fórum, o ato é uma forma de reforçar que 1,3 mil mortes não podem ser consideradas apenas como um número. Afinal, são mais de 1300 vidas levadas pela covid-19, dilacerando milhares de famílias capixabas, dando a milhares de histórias e sonhos um final trágico e súbito.
Além do ato, o Fórum divulgou uma carta em memória das vítimas da covid-19. A carta cita como exemplo do descaso dos governantes com a vida, a proposta de reabertura do INSS.
Vale ressaltar que a reabertura do INSS aconteceria nesta segunda-feira, 22. Porém, foi mais uma vez adiada (para 13 de julho) em função da luta que a Fenasps e o Sindprev-ES (e demais sindicatos da base da Federação) vêm fazendo. Luta em favor das vidas de trabalhadoras/es e da população. Isso porque a doença segue crescendo em ritmo acelerado e reabrir agências de INSS, em meio a esse crescimento de casos e mortes, vai fazer com que mais vidas sejam levadas pela covid-19. O que é inaceitável.
Leia abaixo a carta do Fórum abaixo.
Carta em memória às vitimas do COVID-19 no Espírito Santo Não são números, eram vidas, são histórias!
O mês de junho de 2020 marcou o fim de mais de mil histórias de vida de cidadãs e cidadãos do estado do Espírito Santo pelo COVID-19. São pessoas que em seus diferentes locais de moradia e trabalho colaboravam para erguer a nossa sociedade e se fazerem presentes nas vidas de familiares e amigos. É por essas vidas, que não são números, e que não podem simplesmente ser calculadas sem atitudes firmes de enfrentamento ao avanço do COVID-19, que diversas entidades e movimentos sociais se unem para lembrar dessas histórias que, devido ao contexto, não puderam ser veladas.
Em celebração a cada uma e cada um dos que partiram e em respeito aos seus familiares e amigos que nos reunimos em luta para que não sacrifiquem nenhuma vida a mais. São nas areias cinzas da Praia de Camburi, pra lembrar as marcas da exploração da Vale e da Arcelor e da degradação provocada por elas, que erguemos o altar às vitimas do COVID-19 no Espírito Santo.
Nós, do Fórum Capixaba em Defesa da Vida das Trabalhadoras e Trabalhadores e das entidades abaixo assinadas, queremos mais uma vez expressar a nossa indignação frente à política de morte de abertura de shoppings e seus comércios, possibilidade de abertura de escolas e unidades do INSS, política de descaso com a vida.
O afrouxamento das regras de isolamento somados à falta de leitos de UTI e de medicamentos expressam uma política de morte do governo Casagrande, seguindo as irresponsáveis deliberações do governo Bolsonaro. Com essas atitudes o governo demonstra o seu desrespeito com a vida de cada uma e cada um de nós, assumindo nossas mortes como números e ignorando nossas histórias.
- Ação Popular Socialista-APS-ES
- Associação dos Docentes da UFES- ADUFES
- Associação Habitacional da União por moradia popular do ES -UNMP/ES
- Atelier de Idéias
- Brigadas Populares
- CEC Coletivo de Estudos de Conjuntura
- Central Única dos Trabalhadores-CUT
- Centro de Defesa dos Direitos Humanos-CDDH/Serra
- Círculo Palmarino
- Coletivo Dona Astrogilda
- Coneres – Conselho de Ensino Religioso ES
- Conselho Regional de Serviço Social-CRESS
- CSP com Lutas
- Diretório Central dos Estudantes-DCE/UFES
- Federação dos Servidores Públicos
- Fórum Capixaba de Homens pelo fim da violência contra a mulher
- Fórum de Mulheres do ES
- Fórum Igrejas e Sociedade em Ação
- Intersindical – Central da Classe Trabalhadora
- KIZOMBA-ES
- Luta Unificada dos Trabalhadores da educação-LUTE/ES
- Mães Eficientes Somos Nós
- Movimento Nacional de Direitos Humanos do ES
- Movimento Negro Unificado-MNU/ES
- MST-ES
- Núcleo Capixaba da Auditoria Cidadã da Dívida – NC-ACD
- Pajeú
- PCB
- PSTU
- PSOL-ES
- PT-ES
- Revolução Brasileira-RB/ES
- Resistência e Luta Educação ES
- Sinasefe-IFES
- Sindicato dos Bancários
- Sindlegis
- Sindprev-ES
- Sindsaúde
- Sintufes
- Sispmc
- União da Juventude Comunista-UJC
- União de Negros e Negras pela Igualdade-UNEGRO/ES