A SOGP passou a fazer parte da Central de Gestão de Pessoas, e as demandas devem ser solicitadas pelo Sigepe
No dia 25 de março, o Sindprev-ES se reuniu com a gerência do INSS, em Vitória, e discutiu, entre outros assuntos, sobre a mudança na Seção Operacional de Gestão de Pessoas (SOGP). Participaram pelo sindicato os diretores José Ramos, Marli Brigida e Willian Aguiar e também a servidora de base Jenaína Nascimento de Carvalho.
Como o assunto é importante e a categoria tem dúvidas, o sindicato propôs ao instituto a realização de uma live (transmissão ao vivo pela internet) conjunta, com a participação de representantes do INSS e do Sindprev-ES para informar sobre as mudanças no sistema. O gerente executivo do INSS no Estado disse que concordava com a transmissão. Contudo, até essa quarta-feira, 7, o gerente não havia informado uma data para a realização da live. O Sindprev voltará a cobrar uma definição de data.
Conforme conversado na reunião, a SOGP passou a fazer parte da Central de Gestão de Pessoas, que é subordinada à Superintendência Regional da região Sudeste II e concentra os estados de Minas Gerais, Rio Janeiro e Espírito Santo. Agora, para entrar em contato com o instituto sobre questões de recursos humanos, é preciso acessar o Sigepe.
“A Gerência nos informou que o e-mail do antigo recursos humanos continuará sendo disponibilizado para os aposentados que não conseguirem as informações via Sigepe/SEI. Disse também que, nos próximos meses, poderá haver dificuldades de pagamento. Precisamos ficar atentos, e caso isso ocorra, é necessário comunicar imediatamente via e-mail ao antigo RH, via Siape, para fazerem o pagamento em folha suplementar”, explicou Marli Brígida, diretora do Sindprev-ES.
Reestruturação e atendimento nas agências
Na reunião, o sindicato também discutiu a reestruturação das agências e o atendimento durante a pandemia.
Além das mudanças no sistema de gestão de pessoas, o gerente do INSS informou que a autarquia vai passar por transformações, e será uma super estrutura de demandas, mas que ainda não há uma data prevista para as mudanças, que devem ocorrer no médio prazo.
Na reunião, o Sindprev-ES também discutiu a portaria que o INSS emitiu sobre o atendimento do Serviço Social, sobre os pedidos de Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência (BPC/LOAS), que poderá ser feito aos sábados e domingos para conseguir liberar as demandas que estão reprimidas. O sindicato questionou se as Agências da Previdência (APSs) estão preparadas para o atendimento fora dos dias úteis, como os serviços de limpeza e segurança, e o gerente informou que não, e que futuramente será revisto, conforme a necessidade.
No encontro, o Sindprev-ES também relatou as dificuldades dos servidores com o maquinário disponível nas agências. Computadores e monitores são antigos e não raro apresentam problemas e precisam ser substituídos, e que não existem equipamentos novos para a substituição, e é feito o aproveitamento de peças antigas. A autarquia cobra do servidor mas não oferece condições razoáveis de trabalho. O gerente informou que os equipamentos seriam trocados em 2020, mas que por conta da pandemia, o pregão foi suspenso.
O sindicato também destacou a necessidade de melhorias no sistema corporativo, visto que a instabilidade e as paradas não programadas são constantes. Em resposta, o representante da autarquia disse que foram implementadas melhorias e houve abatimento de metas. O Sindprev-ES reforçou a necessidade de transparência em relação às ações implementadas pelo INSS, bem como a necessidade de melhoria no acesso à informação para o segurado.
Trabalho remoto
Os diretores do Sindprev-ES também relataram ao representante do INSS as dificuldades com o trabalho remoto, como o sistema de demandas. O gerente disse que o INSS faz pesquisa de satisfação com os servidores/as, mas a maioria não responde, e não tem como saber sobre os processos de trabalho.
Em relação ao atendimento na pandemia, o gerente destacou que o posicionamento da regional é o mesmo da presidência da autarquia e do governo federal, que é o de manter o atendimento presencial nas agências das perícias médicas e do serviço social, que são considerados essenciais. Caso haja lockdown e suspensão do transporte coletivo, poderá haver a suspensão do atendimento.
“Isso é desumano. Defender o atendimento presencial diante dessas escalada da pandemia. Não aceitamos isso. O Sindprev-ES reforçou na reunião a necessidade de inclusão de todos os trabalhadores/as das agências como grupos prioritários para vacinação, já que realizam uma atividade de atendimento ao público e que é considerada essencial. Vamos lutar para proteger os servidores, servidoras e a população”, destacou Marli.