Fenasps vai cobrar do governo que os servidores possam utilizar o período que foram acumulados no SISREF para fazerem a compensação para a reposição dos dias greve
Delegadas e delegados do Sindprev-ES, juntas/os com companheiras/os de todo o país, participaram do Encontro Nacional do Seguro e Seguridade Social, no dia 24 de outubro, e da Plenária Nacional da Fenasps, no dia 25. Os dois eventos aconteceram em Brasília e fizeram a avaliação da greve no âmbito nacional, definindo as estratégias de luta da categoria a partir de agora.
De acordo com o diretor do Sindicato, Willian Aguiar, que integrou o grupo, serão realizadas nos próximos dias reuniões com os ministérios da Saúde, do Trabalho, e com a Anvisa. Além disso, uma reunião já foi feita nesta quarta-feira, 4, com o INSS.
“A Plenária Nacional foi muito positiva e tratamos de diversas questões que ainda precisam ser discutidas depois da greve. O objetivo é tratar de propostas que não foram incluídas no acordo assinado com o Governo Federal”, disse.
Resoluções
Entre as resoluções tomadas no Encontro e na Plenária nacionais, e que estão nas pautas destas reuniões que já foram iniciadas, está a exigência de efetivas condições de trabalho com funcionamento dos sistemas operacionais, materiais de trabalho, limpeza e vigilância, cobrando do governo que as/os servidoras/es possam utilizar o período que foram acumulados no SISREF para fazerem a compensação para a reposição dos dias greve.
Será exigido, ainda, que sejam incluídas nas discussões de reposição dos serviços do período de greve, medidas especiais visando garantir às/aos servidoras/es os plenos direitos a requererem suas aposentadorias por tempo de serviço sem qualquer prejuízo funcional.
Foi aprovado, ainda, entre diversas outras questões, fazer um levantamento preciso dos serviços acumulados no período da greve para que haja dados reais do quantitativo de acervo, dimensionando todos os atendimentos e serviços já realizados após o retorno da greve.
Além disso, o objetivo é organizar a reposição dos serviços de forma coletiva em sistema de mutirão, buscando envolver todos os servidores da unidade e de outras áreas, evitando assim dividir as/os trabalhadoras/es entre as/os que estiveram na greve e as/os que ficaram nas unidades.
Delegadas/os
As/os delegadas/os que representaram o Sindprev-ES foram, além de Willian Aguiar, Marli Brigida dos Reis e Maria Alice Nunes dos Santos, as duas do INSS; Dnery Maria Ribeiro, aposentada do Ministério da Saúde; Domingos Lyrio Filho, do Ministério do Trabalho e Emprego (TEM); e Adilson Serafim de Souza, do Ministério da Saúde.
Confira abaixo os documentos com os relatórios e as resoluções completas
Clique aqui e confira as Resoluções do Encontro Nacional dos Trabalhadores do Seguro Social.
Clique aqui e confira as propostas aprovadas na Plenária Nacional da Fenasps.