Procedimento obrigatório estava suspenso desde março de 2020 por conta da pandemia
Os servidores e as servidoras aposentados, pensionistas e anistiados políticos deverão realizar a prova de vida a partir desta quinta-feira, 1º de julho. O beneficiário e beneficiária têm até 30 de setembro para realizar o procedimento, que é obrigatório. O trâmite estava suspenso desde março de 2020 por conta da pandemia de Covid-19.
A prova de vida é obrigatória para todos aqueles que não realizaram o procedimento desde março de 2020 até essa quarta-feira, 30 de junho de 2021. É importante ficar atento ao calendário. Dependendo do dia de nascimento, é necessário realizar a prova de vida de 2020 e 2021 em datas distintas.
Confira o calendário:
Nascidos de janeiro a julho:
2020 e 2021 – de 1º de julho a 30 de setembro
Nascidos em agosto:
2020 – de 1º de julho a 31 de julho
2021 – de 1º de agosto a 30 de setembro
Nascidos em setembro:
2020 – de 1º de julho a 31 de agosto
2021 – de 1º a 30 de setembro
Nascidos de outubro a dezembro
2020 – de 1º de julho a 30 de setembro
2021 – a partir do 1º dia do mês do aniversário
Como realizar a prova de vida?
Para realizar a prova de vida, é necessário ir à agência bancária onde recebe o pagamento do benefício. Alguns bancos oferecem alternativas digitais, como pelo caixa eletrônico ou por aplicativo móvel da instituição bancária. É necessário consultar as opções disponíveis e o horário de funcionamento junto ao banco.
Também é possível realizar a prova de vida por meio da biometria, para aqueles que realizaram o cadastro da digital no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ou Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). Para fazer a comprovação pela biometria, é preciso utilizar o aplicativo MeuGov.br (disponível para Android e iOS). As orientações estão disponíveis no aplicativo SouGov.br – também é possível acompanhar a situação do procedimento pelo App.
Saiba mais
Mais informações sobre a Prova de Vida dos aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis do Poder Executivo federal estão disponíveis no Portal do Servidor.
O Ministério da Economia divulgou uma mensagem sobre a volta da prova de vida. Clique aqui e confira.