O Sindsaudeprev-ES (juntamente a outras entidades) realizou um protesto na inauguração do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, o maior do Espírito Santo, neste sábado (23), na Serra. Dezenas de pessoas se manifestaram contra a decisão do Governo do Estado de terceirizar o funcionamento da unidade.
A diretora de organização do Sindsaudeprev, Eliane Mauro, explicou que de público o novo hospital não tem nada. “Entregaram a unidade para uma organização social (OS). Por que não fizeram um concurso? O Governo deveria colocar no hospital um administrador competente para que ele funcionasse como um hospital público”, disse.
Hospital
Com 424 leitos, o novo hospital recebeu, entre projeto, obras e equipamentos, investimentos da ordem de R$ 165 milhões e foi entregue à Associação Evangélica Beneficente Espírito-Santense, contratada por meio de edital.
A assinatura do contrato com a entidade foi realizada no dia 31 de outubro de 2012. O mesmo já foi feito na gestão do Hospital Estadual Central, em Vitória. Desta forma, as unidade funcionam com o trabalho de funcionários terceirizados, sem vínculo com o serviço público, o que representa um retrocesso, na visão do Sindsaudeprev.