Cerca de 120 trabalhadores e trabalhadoras do Seguro, Seguridade Social e Anvisa, representando 17 estados do país, participaram da Plenária Nacional da FENASPS realizada, de forma virtual, nesse sábado, 11 de março. Foram aprovadas diversas deliberações que envolvem reivindicações sobre condições de trabalho, assédio moral, jornada de trabalho, carreira, cumprimento dos acordos de greve, dentre outras.
Após análise de conjuntura, os delegados e delegadas presentes aprovaram a realização de um Dia Nacional de Luta em conjunto com demais categoria de trabalhadoras/es do Serviço Público Federal, no próximo dia 20 de março, data indicada pelo governo para a realização da quarta rodada de reuniões da Mesa Nacional de Negociação Permanente.
A Plenária aprovou ainda que, caso o governo proponha oficialmente um reajuste emergencial inferior aos 26,94% – índice relativo à inflação acumulada nos últimos quatro anos – as entidades do Fonasefe reivindiquem que o Governo reconheça formalmente as perdas salariais do período e dê início imediato à negociação referente ao reajuste salarial de 2024, com a abertura das mesas específicas para cada órgão (INSS, Saúde, Trabalho, Anvisa, dentre outros setores do funcionalismo federal).
O relatório completo das deliberações aprovadas foi enviado aos sindicatos estaduais filiados. Em breve mais informações.
A categoria precisa se organizar e participar das assembleias, se preparando para a luta!
Fonte: FENASPS.