Maio é o mês do trabalhador e da trabalhadora, e o Sindprev-ES faz uma homenagem aos assistentes sociais e técnicos de enfermagem. Em 15 de maio é celebrado o Dia da/o Assistente Social, e no dia 20, é da/o Técnico e do Auxiliar de Enfermagem. Em lembrança às datas, o sindicato conversou com profissionais que têm ligação com a entidade sobre as profissões e os desafios profissionais.
Com mais de 32 anos de serviços prestados à saúde, a técnica em enfermagem aposentada Margareth Costa de Oliveira, afirma que para atuar na área “só com muito amor”.
“Se não tiver vocação, você desiste, porque você vê muita coisa e não está preparado para vivenciar aquelas situações sem se envolver. Se você não tiver vocação, amor, não gostar daquilo que você faz, você desiste”, afirma.
O trabalho das/os técnicos de enfermagem e das/os profissionais da enfermagem no geral é muito importante na recuperação dos enfermos, e durante a pandemia, ficou mais evidente a importância desses profissionais. Ao longo da carreira, Margareth atuou em vários hospitais da Grande Vitória e em setores diferentes, como no centro cirúrgico e na enfermaria. O último local de trabalho antes da aposentadoria foi no Centro Regional de Especialidades Juliano Almeida do Vale (CRE Metropolitano). Ela está aposentada há dois anos.
Margareth explica que sempre gostou da saúde e de gente, “nunca me identifiquei com local fechado, escritório, essas coisas, gosto de trabalhar com gente”. A única insatisfação foi não ter sido reconhecida pelo Ministério da Saúde como técnica de enfermagem ao se aposentar, já que entrou na pasta como auxiliar de enfermagem, e assim se aposentou. Não teve a chance de progredir na carreira. Para o futuro da profissão, ela pede mais valorização e respeito.
“A enfermagem precisa ir à luta pelos seus direitos. É preciso buscar um salário digno, e por melhores condições de trabalho, como a jornada de trabalho. Hoje a gente vê o quanto os profissionais da saúde são importantes, e ficou mais evidente com a pandemia. Eu gostaria que a enfermagem fosse mais valorizada”, finalizou.
No dia 12 de maio foi celebrado o Dia do Enfermeiro e da Enfermeira. Em 20 de maio, é o dia dos/as técnicos/as e auxiliares de enfermagem.
Assistentes sociais
Há mais de 70 anos, os assistentes sociais atuam na previdência social do Brasil, viabilizando direitos e esclarecendo às pessoas os direitos que elas têm. No caso do INSS, além do trabalho nas agências, os profissionais atuam como consultores e assessores, como nos Centros de Referências da Assistência Social (CRAS) e em sindicatos.
Neste dia 15 de maio, é celebrado o dia dessas/es profissionais, e o assistente social do Serviço Social do INSS e diretor do Sindprev-ES José Ramos expõe a importância da profissão: “O trabalho do assistente social impacta positivamente na garantia de direitos e na resolução dos problemas relacionados à previdência”. Ramos atua na Agência do INSS de Viana e Vila Velha.
Entre as atividades, o diretor do sindicato ressalta que um assistente social do INSS realiza a avaliação social para acesso de aposentadoria do benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoas com deficiência, a avaliação social de aposentadoria para pessoas com deficiência, estudo social, visita domiciliar, parecer socioeconômico, além de assessoria e consultoria à rede de proteção social e nos conselhos de políticas públicas.
Apesar do importante trabalho, o Serviço Social vem sofrendo ataques, principalmente dos governos neoliberais. No governo Bolsonaro, há um aprofundamento das investidas. Recentemente, entre as propostas do governo, estava a Medida Provisória 905 que previa a exclusão do Serviço Social do INSS e transformava os/as assistentes sociais em avaliadores sociais, sem possibilidades de realização das demais atividades técnicas dos profissionais, como as descritas por Ramos.
Diante desses ataques, o diretor do sindicato ressalta que é o momento de lutar, ir às ruas, e reforçar o código de ética da profissão, que defende a luta por uma sociedade justa e democrática. “Está na hora de voltarmos às ruas e fazer o enfrentamento necessário”, convoca.
O Sindprev-ES homenageia esses profissionais tão essenciais ao funcionamento da sociedade!
Parabéns, assistentes sociais e técnicos e auxiliares de enfermagem!