Fachada da sede do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Brasília (foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
A FENASPS participou nesta quinta-feira, 16 de janeiro, da primeira reunião da Mesa Setorial do INSS, convocada de forma extraordinária pelo INSS. Dentre as pautas principais da reunião, foi tratado sobre o novo Programa de Gestão (PGD) do INSS, regulamentado pela Portaria nº 1.800/2024, publicada no último dia 6 de janeiro.
Já foram feitas diversas publicações no site da FENASPS apontando os vários problemas e incongruências do PGD do INSS, especialmente na questão da política de consequências e no ataque aos servidores e servidoras do Seguro Social.
É importante salientar que a assessoria jurídica da FENASPS está analisando a íntegra da Portaria 1.800 para uma análise mais aprofundada. A partir disso, a FENASPS fará as denúncias nos canais apropriados contra esse PGD, que é um dos mais perversos para as/os trabalhadoras/es da Administração Pública Federal.
A FENASPS reforça a orientação para que as/os servidoras/es não assinem pactos ou qualquer documento em relação ao PGD e também que a categoria denuncie qualquer tentativa de assédio, comunicando aos sindicatos filiados.
Além do PGD, a FENASPS também debateu com os gestores do INSS a compensação da greve de 2024, que está angustiando uma boa parte da categoria. Este ponto será debatido mais detalhadamente em uma reunião agendada para a próxima quinta-feira, dia 23 de janeiro, em Brasília.
Mais informações sobre a reunião da Mesa Setorial realizada nesta quinta-feira, 16, estarão contidas no relatório completo que será divulgado em breve no site do FENASPS.
Os diretores da FENASPS, Cristiano Machado e Luciano Véras, gravaram um vídeo com um resumo do que foi debatido nesta quinta. Assista abaixo:
CONTAMOS COM A UNIÃO DE TODOS E TODAS CONTRA ESSE PERVERSO PGD!
Seguimos mobilizadas/os!
Fonte: FENASPS.