Nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, data que marca a posse de 27 senadores e 513 deputados federais eleitos em outubro de 2022, a FENASPS e demais entidades do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) realizaram um ato público no Anexo II da Câmara dos Deputados, já tradicional espaço de manifestações das/os trabalhadoras/es.
O objetivo principal do ato foi para que se crie um fato político que pressione o Governo Federal a atender às reivindicações das/os Servidoras/es Públicas/es Federais (SPFs) – que protocolaram uma pauta emergencial já no primeiro dia útil de 2023.
Entidades do Fonasefe, dentre elas a FENASPS, realizam ato com entrega de carta solicitando apoio aos parlamentares na luta por recomposição salarial (fotos: Luciano Beregeno/Andes-SN)
Além disso, as entidades sindicais buscam angariar apoio de parlamentares para que apoiem a luta por recomposição salarial dos SPFs, cuja grande maioria das categorias amargam mais de seis anos sem qualquer recomposição das perdas inflacionárias.
Apoio parlamentar é fundamental
Na manifestação, foi entregue aos deputados e deputadas a carta do Fonasefe e Fonacate, subscrita pela FENASPS, que informa aos integrantes das casas congressuais que os SPFs tiveram perdas salariais de 27% apenas nos últimos quatro anos, e solicitando-lhes apoio para interlocução junto ao Governo Federal, celeridade na aprovação da proposta consensuada na mesa de negociação e manutenção do diálogo com as entidades sindicais. Confira aqui a carta.
Também nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, as entidades do Fonasefe divulgaram uma carta-manifesto em repúdio aos ataques à democracia por nazifascistas apoiadores do ex-presidente Bolsonaro, ocorridos no último dia 8 de janeiro.
A FENASPS, representada no ato desta quarta, 1º, pelos diretores Moacir Lopes e Laurizete Gusmão, interpelou os deputados e deputadas federais Bohn Gass (PT/RS), Guilherme Boulos (PSol/SP), Jandira Feghali (PCdoB/RJ), Rogério Correia (PT/MG) e Tadeu Veneri (PT/PR), que declaram apoio às pautas dos SPFs.
A deputada federal eleita pelo Estado de São Paulo e nomeada ministra dos Povos Originários, Sônia Guajajara, também se manifestou favoravelmente às/aos trabalhadoras/es do funcionalismo federal.
(fotos: Apoena Faria/ASFOC)
Categoria precisa estar mobilizada!
No ato realizado no Congresso Nacional, a FENASPS ressalta que é de suma importância que a categoria esteja mobilizada, cobrando também dos parlamentares nos seus estados de origem.
A luta é o caminho para que as trabalhadoras e trabalhadores consigam o atendimento de suas reivindicações! Assista abaixo vídeo com o resumo do ato desta quarta, 1º:
Só conquista quem luta!
Fonte: FENASPS.