A afirmação é da palestrante, doutora Ivone Vilanova, no Café com Prosa, que o Sindsaudeprev realizou na segunda-feira, 18, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher
Palestras mostram que a lei é forte, mas o Estado falha
por não criar condições para aplicá-la
“A Lei Maria da Penha é uma das melhores, mais bem pontuadas, mais bem cruciadas do mundo. Não só do Brasil”.
A afirmação é da advogada e militante do movimento feminista, doutora Ivone Vilanova. Ela disse isso na palestra do Café com Prosa, que o Sindsaudeprev realizou para homenagear o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março.
O Café com Prosa foi realizado nessa segunda-feira, 18 de março, no auditório do Hotel Alice, no Centro de Vitória.
A categoria compareceu e pode participar das palestras que mostraram que o Brasil acertou ao aprovar a Lei Maria da Penha. Mas o poder público deste mesmo Brasil não consegue aplicar efetivamente a lei e nem eliminar a violência contra a mulher.
Palestras
A palestra da doutora Ivone Vilanova foi: “A Lei Maria da Penha e a violência contra a mulher”.
Ivone: tivemos um pontinho de contribuição com a lei
Ela contou que já participou de congressos internacionais sobre a violência contra a mulher e leis de defesa das mulheres em muitos países. E que os representantes desses países sempre destacam a força da Lei Maria da Penha, mostrando que a lei é considerada um dos melhores do mundo.
Ivone ressaltou ainda que a luta dos sindicatos e do movimento feminista contra a violência de gênero faz com que todas as militantes sejam também “autoras” da lei.
“Todas nós militantes do movimento feminista, nos sindicatos, nos partidos políticos, na luta das trabalhadoras, todas nós tivemos um pontinho de contribuição para com a Lei Maria da Penha”, frisou.
Estado falha
A segunda palestra foi da também advogada e militante do movimento feminista, assessora da Diretoria do Sindsaudeprev, Lujan Miranda.
Ela falou sobre “A violência contra as mulheres de todas as idades”.
Lujan fez um alerta a respeito de um futuro próximo, que poderá ser ainda mais preocupante, uma vez que a Lei Maria da Penha já não é aplicada como deveria.
“Em 2020, o Brasil vai ser o sexto país com mais idosas do mundo. Os governos não criam condições para aplicação da melhor lei do mundo (Lei Maria da Penha). E o País não tem preparo para anteder essa população de idosas e idosos”, alertou.
A assessora da Diretoria do Sindsaudeprev terminou sua palestra dizendo ratificando que o respeito à mulher e dever do sindicato e de todo e qualquer cidadão com “um nível de consciência diferenciado”.
“Todas as mulheres, independentemente de classe, raça, etnia, idade, gozam dos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana. E contribuir par isso é obrigação do sindicato e de todos aqueles e aquelas que tiveram a oportunidade de adquirir um nível de consciência diferenciado”, pontuou.
Café
O Café com Prosa terminou com um delicioso lanche servido às/aos participantes da homenagem ao Dia Internacional da Mulher.