Efetivação e 40% de insalubridade são alguns dos pontos conquistados pela categoria junto à Prefeitura
A greve durou pouco mais de uma semana. Mas a categoria mostrou sua força e fez uma greve forte em Jaguaré, no Norte capixaba. Prova disso foram as conquistas que os ACS e ACE tiveram nas negociações do Sindsaudeprev junto da Prefeitura Municipal de Jaguaré (PMJ).
E é bom o Executivo cumprir com o que foi acordado. Pois como a luta teve boa adesão dos trabalhadores, eles podem deflagrar nova paralisação caso a PMJ não cumpra com o que foi definido junto ao sindicato.
“Foi uma greve vitoriosa. Apenas dois pontos de pauta que ainda não foram atendidos. Mas a categoria está de olho vivo, pois se a Prefeitura não cumprir com algum dos pontos prometidos, os ACS e ACE estão dispostos a fazer novas paralisações, pois essa foi a primeira greve no município, e eles viram que a luta deu resultado”, frisou a coordenadora da Regional Norte II do Sindsaudeprev, Geiza Pinheiro.
A decisão pela suspensão da greve foi tomada pela assembleia da categoria, no dia 11 de junho.
Conquistas
Confira o que ficou acordado nas negociações entre o Sindsaudeprev e a PMJ.
- –Efetivação. A PMJ garantiu que fará alteração do vínculo de contrato. Com isso, ACS e ACE já vão ser efetivados, uma vez que a já foi aprovada a lei da efetivação no município, mas ainda não vinha sido cumprida;
- –Insalubridade. A PMJ garantiu insalubridade de 40% pra ACE, no pagamento de junho;
- –PMAQ. A PMJ garantiu que, depois que for feita a fiscalização do Minsitério da Saúde, o Executivo vai negociar de que forma para investir o PMAQ para os ACS;
- –Material de trabalho. A PMJ vai garantir materiais de trabalho: EPI pra ACE; e uniformes para todos.
Luta que segue
Apesar das conquistas, o Sindsaudeprev vai seguir na luta pelos outros pontos de pauta.
“A PMJ disse que não tem como fazer o reajuste no tíquete (reajustando R$ 220). E o salário mínimo mais insalubridade. Porém, ficaram de pagar o Piso Nacional, caso ele seja sancionado”, revelou a coordenadora.
Veja aqui mais informações sobre as negociações em Jaguaré.
MAIS NEGOCIAÇÕES
São Mateus – O projeto do 14º e 15º salários que a Prefeitura ficou de fazer para pagar os agentes deve sair neste mês, segundo garantiu a secretária de Saúde do município, em reunião com o sindicato no dia 28 de maio. Como não teve reajuste salarial, a Secretaria ficou de pagar o 14º salário para ACE e o 15º para ACS. O valor é o mesmo: 950 reais.
Conceição da Barra – Foi aprovado, na semana passada (02 a 06 de junho), o pagamento do retroativo do incentivo e também o aumento salarial de ACS e ACE. O secretário de Saúde deixou claro que ambos serão pagos em junho.