Nesta quinta-feira, 12 de janeiro, a FENASPS esteve presente na solenidade de apresentação do secretário de Gestão de Pessoal e Relação do Trabalho, Sérgio Mendonça. Também participaram do evento diversas entidades sindicais e a ministra de Gestão e Inovação no Serviço Público, Esther Dweck. O diretor Moacir Lopes (foto acima) representou a federação.
Mendonça, assim como ocorreu durante as gestões de Dilma Rousseff (2011 a 2016) e na primeira do presidente Lula da Silva (2003 a 2006), será o gestor responsável pela intermediação das negociações entre as entidades sindicais que representam as/os servidoras/es públicos federais (SPFs) e o Governo Federal.
A FENASPS também esteve presente na solenidade de posse de Mendonça em 2012, apresentando as pautas das/os trabalhadoras/es à época. Relembre aqui como foi.
Em busca de negociação
A secretaria chefiada por Sérgio Mendonça está vinculada ao Ministério de Gestão e Inovação, para o qual a FENASPS e demais entidades do Fonasefe apresentaram a pauta geral das/os servidoras/es públicos federais (SPFs) e o pedido de abertura de negociação.
O secretário afirmou que o novo ministério de Gestão e Inovação (MGI) fará esforços para estabelecer um processo de negociação com as/os servidoras/es públicos, já que durante a última gestão do Governo Federal esse processo recuou muito ou ficou “quase inexistente”, segundo ele.
Ao final da solenidade, a FENASPS e demais entidades do Fonasefe entregaram nas mãos do secretário Mendonça e da ministra Esther Dweck (veja nas fotos abaixo) um ofício com a pauta emergencial dos SPFs, já protocolado no último dia 2 de janeiro, e outro solicitando a instalação urgente de uma mesa de negociação permanente com as entidades das/os servidoras/es públicos.
Questionado pelas entidades sindicais sobre quando a mesa de negociação será de fato iniciada, Mendonça afirmou que dependerá da ministra de Gestão e Inovação, Esther Dweck, mas adiantou que em breve será recriado um espaço de negociação com as entidades das/os servidoras/es públicos.
“No final de janeiro ou, na pior das hipóteses, no início de fevereiro vamos retomar a mesa nacional. Se atrasar será muito pouco”, afirmou Mendonça, que assumiu o compromisso de abrir o canal de diálogo com as entidades sindicais. Veja no vídeo abaixo:
Sérgio Mendonça se compromete a instalar a mesa de negociação entre o final de janeiro e o início de fevereiro (vídeo gravado por Graziela Almeida/Condsef)
FENASPS seguirá lutando por recomposição salarial das/os servidoras/es da base do Seguro, Seguridade Social e Anvisa!
Fonte: FENASPS.