A Fenasps protocolou nessa quinta-feira, 26, dois ofícios no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fazendo uma série de questionamentos ao órgão relativos a aposentadorias e também ao turno estendido, cuja regulamentação foi alterada pela última vez com a Resolução INSS n° 336.
Em relação a aposentadorias, a Fenasps recebeu informações de que um representante da diretoria colegiada do INSS está realizando reuniões nos estados para informar sobre a modalidade de aposentadoria, orientando os servidores a se aposentarem pela Emenda 41. Com base nisso, a federação solicitou do INSS se essas informações têm procedência.
Já no que diz respeito ao turno estendido, os sindicatos filiados à Fenasps têm recebido demandas de situações de conflitos que implicam na permanência das Agência da Previdência Social (APS) no turno, bem como a habilitação de outras que estejam em condições de entrar no turno estendido.
Sistema de agendamento
A Fenasps também solicitou nos ofícios audiência para apresentar problemas registrados no projeto do plano piloto do Sistema de Agendamento Eletrônico (Sisage) que está sendo implantado em São Paulo. Nessa audiência, a Fenasps discutirá também a validação dos exames médicos periciais e mudanças nos sistemas de atendimento com objetivo que problemas operacionais, como atrasos nas perícias, não sejam transferidos para o setor administrativo.
Confira aqui ofício Fenasps n° 125, direcionado à Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP/INSS)
Confira aqui ofício Fenasps n° 126, direcionado à Diretoria de Atendimento (Dirat/INSS)
Fonte: FENASPS