Dirigentes da FENASPS e de diversas entidades nacionais que representam as/os Servidoras/es Públicas/os Federais (SPFs) – organizadas no Fonasefe – estiveram presentes no Congresso Nacional nesta terça-feira, 25 de abril, para pressionar os parlamentares a votar favoravelmente ao PLN nº 2/2023, que viabiliza o reajuste emergencial de 9% a partir de maio.
Veja nas fotos abaixo a mobilização das/os dirigentes da FENASPS e demais entidades do Fonasefe no Congresso:
FENASPS e entidades do Fonasefe na luta pela aprovação do PLN nº 2/2023
A previsão é que a votação em plenário ocorra nesta quarta-feira, 26 de abril, durante uma sessão conjunta do Congresso Nacional que está marcada para o meio-dia.
A FENASPS (confira aqui) e o Fonasefe (veja o card abaixo) lançaram campanhas para que os trabalhadores e trabalhadoras de suas bases enviem e-mails para os deputados e deputadas federais e senadoras/es cobrando a aprovação do PLN nº 2/2023. Confira aqui a lista de deputadas/os federais e aqui a de senadoras/es.
Material do Fonasefe reforça a importância da aprovação do PLN para as/os SPFs (imagem: reprodução)
Aprovação do PLN nº 2 na CMO
As/Os dirigentes sindicais se mantiveram organizados no Congresso Nacional e acompanharam a sessão da Comissão Mista de Orçamento (CMO), que ocorreu na tarde desta terça-feira, 25.
Na sessão, os parlamentares aprovaram o PLN nº 2 e rejeitaram uma emenda apresentada pelo senador Izalci Lucas, um verdadeiro jabuti (uma emenda incluída de forma sorrateira, que não tem a ver com o texto original) e que poderia travar a sua votação no plenário, prevista para ocorrer nesta quarta-feira, 26 de abril.
Confira abaixo o trecho da sessão deliberativa da CMO que aprovou o PLN nº 2.