A Jornada de Lutas se iniciou nesta segunda-feira, 29, e se estende até sexta-feira, 02
Mais uma Jornada de Lutas se iniciou em Brasília nesta segunda-feira, 29 de agosto! Desta vez, é um semana decisiva para as/os Servidoras/es Públicas/os Federais (SPFs), já que a votação da Proposta de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2023 ocorrerá nesta quarta-feira, 31, e será a última oportunidade deste ano para incluir um reajuste salarial para as/os trabalhadoras/es do funcionalismo federal.
Vale lembrar que as/os servidoras/es da base da FENASPS, assim como a grande maioria das categorias do Serviço Público Federal, estão com salários congelados há pelo menos cinco anos. O que, diante de uma inflação galopante e um aumento substancial no custo de vida, está provocando uma verdadeira corrosão nos salários das/os servidoras/es. A conta não fecha!
Dezenas de militantes da base da FENASPS, representando os estados de MG, PR, RN, SP e do Distrito Federal, estiveram no local, cobrando os parlamentares para que aprovem as emendas na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023, garantindo reajuste salarial para as/os servidoras/es no próximo ano. Veja abaixo as fotos do ato:
Apoio
As/Os servidoras/es do Seguro e da Seguridade Social – INSS e Previdência, Saúde e Trabalho (CPST), respectivamente – também cobraram dos parlamentares que desembarcaram na capital federal o cumprimento dos acordos das greve realizadas neste ano. A do INSS, por exemplo, durou 62 dias, com acordo assinado em 23 de maio.
Alguns parlamentares, como o caso da deputada federal Sâmia Bomfim (PSol/SP) – fotos abaixo –, demonstraram solidariedade às reivindicações das/os trabalhadoras/es. Agradecemos pelo apoio, Sâmia!
A Jornada de Lutas seguirá nesta terça, 30, com manifestações no aeroporto de Brasília e na Câmara dos Deputados. Veja a programação abaixo:
Venha construir esta luta conosco! (imagem: reprodução Fonasefe)
Fonte: Fenasps.