Fachada do Ministério da Saúde, em Brasília (foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Em parceria com a CNTSS, a FENASPS protocolou nesta segunda-feira, 29 de janeiro, um ofício junto à Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério da Gestão e Inovação (SRT/MGI), reiterando a solicitação para definitiva instalação da Mesa Setorial de Negociação das/os trabalhadoras/es da Saúde federal.
Em setembro de 2023, cabe ressaltar, a FENASPS e demais entidades representativas das/os servidoras/es da Carreira da Previdência, Saúde e Trabalho (CPST) se reuniram na SRT/MGI. Na ocasião, os representantes do Governo adiantaram que há um projeto em curso para estruturação as carreiras “por similaridade” para ativas/os e aposentadas/os, buscando a valorização das/os servidoras/es, embora sem carreiras segmentadas como existe hoje no funcionalismo federal.
Os trabalhadores e trabalhadoras da CPST, especialmente da Saúde federal, literalmente dedicaram suas vidas na linha de frente do combate à Covid-19, a maior pandemia deste século, e são primordiais no combate a diversas epidemias, como a da Dengue, que assola o país.
Ainda assim, são essas/esses trabalhadoras/es que recebem as menores remunerações do Executivo federal, um absurdo que demonstra total descaso da Administração Pública diante de uma categoria imprescindível para o país e para a população brasileira. É urgente a necessidade de recomposição salarial e reestruturação da carreira da CPST.
No ofício protocolado nesta segunda (29), as entidades sindicais também elencaram uma série de reivindicações das/os trabalhadoras/es da Saúde, solicitando que o MGI faça gestão junto ao Governo Federal para o atendimento das mesmas.
Clique aqui e confira o ofício.
Seguiremos cobrando o MGI e o Ministério da Saúde para a efetiva abertura de negociação para as/os servidoras/es da Saúde.
Só conquista quem luta!
Fonte: FENASPS.