Atividade contou com homenagens, palestra, informes importantes e baile
Categoria unida! O Sindprev-ES realizou um evento unificado, nessa quarta-feira (04), para comemorar o Dia do Aposentado e da Aposentada (celebrado em 24 de janeiro) e o Dia Internacional da Mulher (celebrado em 8 de março).
O evento prestou uma homenagem às mulheres e às/os aposentadas/os sindicalizadas/os. Além de promover uma palestra sobre o mal de Alzheimer, repassar informes sobre o pecúlio da Geap e eleger delegados e delegadas de base. O encontro aconteceu no Centro Sindical dos Bancários, no bairro Forte São João, em Vitória.
Interação
A coordenadora da Secretaria de Aposentados, Aposentadas e Pensionistas, Dnery Maria Ribeiro, disse que o encontro é uma maneira de incentivar uma maior interação entre os membros categoria do Sindprev-ES. “Este é um momento de rever os amigos e antigos companheiros de trabalho. Mas também é uma ótima oportunidade para passarmos os informes e conversar diretamente com a nossa base”, destacou.
Os participantes também contaram com almoço e o famoso baile “Dançando para não Dançar” – que agitou a tarde com muita música e diversão.
Homenagens
As mulheres foram as primeiras homenageadas do dia. A ex-diretoria do Sindprev-ES Regina Célia Lima fez uma breve exposição sobre a história do Dia Internacional das Mulher. Regina lembrou que a data foi criada em virtude de um incêndio a uma fábrica têxtil em Nova York, nos Estados Unidos (EUA), no ano de 1911, que matou cerca de 130 operárias carbonizadas.
Regina recitou o poema “Aviso da Lua que Menstrua” da poetisa, jornalista, cantora e atriz capixaba Elisa Lucinda dos Campos Gomes.
Confira o poema “Aviso da Lua que Menstrua” no vídeo abaixo:
Já as/os aposentadas/os foram homenageadas/os pela assessora política do Sindprev-ES, Lujan Miranda. Ela recitou uma poesia do psicanalista, educador, teólogo e escritor mineiro, Rubem Azevedo Alves, que alerta: “A gente fica esperando que a alegria haverá de chegar depois da formatura, do casamento, do nascimento, da viagem, da promoção, da loteria, da eleição, da casa nova, da separação, da aposentadoria… E ela não chega, porque a alegria não mora no futuro, mas só no agora”.
A assessora também chamou atenção das/os presentes para a atual conjuntura política do Brasil, no contexto de retrocessos de direitos e ataques à classe trabalhadora. “Precisamos ser pessoas positivas e de luta. E no momento que o Brasil enfrenta, nós precisamos ser militantes”, frisou.
Palestra
Após o almoço, a terapeuta ocupacional e presidente da Associação Brasileira e Alzheimer (ABRAz), regional do Espírito Santo (ES), Sabah Rajab, palestrou sobre a doença que erroneamente é conhecida como “esclerose” ou “demência”.
“O esquecimento é normal, até certos pontos. Mas quando começa a afetar a vida da pessoa, ela precisa ficar atenta. Pois começa a esquecer cartão de banco, pegar ônibus errado, esquecer panela no fogo. Quando essas coisas começam a acontecer em sequência, é fundamental procurar um geriatra”, alertou.
A geriatria é o ramo da medicina que estuda a prevenção e o tratamento de doenças e da incapacidade em idades avançadas. “A demência é um conjunto de sintomas que prejudica a função cerebral. Uma delas, a maior delas é o Alzheimer. Nós sabemos como começa, mas a cura não existe. Entretanto, nós temos fatores que podem predispor a desenvolver ou não mais cedo: diabetes, hipertensão, colesterol alto, problemas de insuficiência renal, depressão, acidentes vasculares. Tudo que afeta está ligado ao sangue”, explicou a terapeuta.
Sabah ainda apontou que melhorar a qualidade de vida é uma das melhores opções. “Quem sabe se a pessoa não tiver essas doenças e ter uma vida mais saudável isso pode ajudar a prolongar o estado de saúde”, ressaltou.
A presidente aproveitou a oportunidade para convidar a todos para participar de uma palestra da ABRAz. As reuniões da associação acontecem sempre na primeira quinta-feira do mês. Excepcionalmente neste mês de abril, o encontro será no dia 12, às 19h30, no Santuário de Vila Velha, no bairro Centro, em Vila Velha. Para mais informações acesse www.abraz.org.br.
Pecúlio e informes
Sobre o plano de pecúlio da Geap, a coordenadora Dnery ressaltou que a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) orienta que ninguém ainda migre para o plano Viva de Previdência. “Quem não quiser migrar, pode continuar no plano sem modificação nenhuma. Não vai perder nada”, lembrou.
O coordenador da Secretaria de Administração, Willian Aguiar Martins, fez alguns informes à categoria. Ele informou que no dia 13 de abril haverá uma reunião com a atual diretoria da Geap para continuar o debate sobre o acordo em relação ao reajustes do plano.
Delegados e delegadas
Os presentes no encontro também elegeram delegados e delegadas de base. As/os eleitas/os têm mandato até o fim da gestão da atual diretoria do Sindprev-ES, que termina em 2020.
As/os eleitas/os foram Maria de Fátima Silva Vila Verde, Tereza Tarback, José Alvim, Davimar Gonçalves dos Santos e Deodato de Souza.
“Entre as funções, os eleitos serão responsáveis pela categoria, pelas políticas do sindicato e fazer cumprir as composições do estatuto do Sindprev-ES”, pontuou Martins.
Ele ainda informou que o Sindprev-ES completa 30 anos em 2018. “São três décadas de compromisso com a categoria e de lutas em defesa da classe trabalhadora”.
Baile
Só ficou parado quem quis! O tradicional baile “Dançando Para Não Dançar” animou a tarde no evento. A música ficou por conta de Chico Hosken, no violão, e Roberto Nogueira, nos teclados.
Para o aposentado do INSS Davimar (75), o encontro é muito bom para rever os amigos. “Aqui nós revemos pessoas que há muito tempo não vemos”, destacou.
Já para a aposentada do Ministério da Saúde (MS) Jailza Vieira (77), os eventos promovidos pelo sindicato são muito bons. “Eu raramente falto, participo de todos. Além da festa, a gente vem na expectativa dos informes que são muito importantes”, elogiou.