Movimento continua até que a proposta final seja assinada pelo governo
Em assembleia geral, realizada nesta segunda-feira, 16, a base do Sindprev-ES aprovou o fim da greve mediante assinatura do acordo por parte do governo. Portanto, o movimento grevista continua até que a proposta final seja assinada. A reunião aconteceu em frente à Agência do INSS da Avenida Beira-Mar, em Vitória, e também foi transmitida pelo Google Meet.
A categoria votou e aprovou com destaques a proposta do governo. Entre as questões previstas no documento, está a criação do Comitê Permanente, com participação paritária das entidades sindicais e a direção do Instituto, que deverá discutir os processos de trabalho das/os trabalhadoras/es.
Outra proposta é a meta diária de 4,27 pontos, que corresponde a 90 pontos por mês, bem como fixa a cinco avaliações sociais por dia, com intervalo de agendamento de sessenta minutos, com garantia da/o assistente social organizar sua rotina de trabalho. A proposta tem 21 pontos. Clique aqui e confira.
O ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, também se comprometeu a enviar à Casa Civil da Presidência da República uma proposta de Projeto de Lei que avaliza a carreira do Seguro Social como carreira típica de Estado, assim também se comprometeu a recompor o Vencimento Básico (VB) das/os trabalhadoras/es do Carreira Social. Clique aqui e confira.
A greve
A greve começou no dia 23 de março, e o governo só iniciou as negociações de fato em maio. Após as rodadas de negociações e discussões em Brasília, do Comando Nacional de Greve junto ao governo, que contou com a participação de representantes do Sindprev-ES, a categoria conseguiu a proposta, que foi deliberada pela categoria nesta segunda-feira, 16.
Na quarta-feira, 18, acontecerá a Plenária Nacional de Greve da Fenasps, de forma virtual, em que os estados levarão as decisões das bases para discussão em nível nacional. Após a plenária é que serão feitos os encaminhamentos das decisões ao governo. A greve continua até que seja assinada a proposta final pelo governo.
Representarão o Sindprev-ES na plenária as/os seguintes trabalhadoras/es: Silvana Tiburcio, José Ramos, Tatiana Gomes Nascimento, Rosemberg Campelo Sodré e Marli Brigida dos Reis. E como suplente Hermes Mariano Camacho.