A luta em defesa das/os servidoras/es e do serviço público continua!
O Sindprev-ES realizou, no dia 9 de agosto, um novo ato de greve no INSS Beira Mar, em Vitória. A atividade somou forças às manifestações que aconteceram em Brasília e demais Estados, na mesma data, com o intuito de pressionar o governo por melhorias nos salários e condições de trabalho, além do atendimento das reivindicações da categoria.
A 5ª reunião da Mesa Específica e Temporária do Seguro Social (INSS) também ocorreu na sexta-feira, 9. Nela, foi informado que não haverá alteração no percentual de reajuste, mas que será apresentada uma proposta alternativa que, espera-se, ajude a atender parte das questões envolvendo as pautas financeiras do INSS.
De acordo com o Ministério da Gestão e Inovação (MGI), a proposta basicamente gira em torno da incorporação da GAE ao Vencimento Básico (VB) e da transformação dos Adicionais de Tempo de Serviço (ATSs), que passariam a ser definidos como Vantagens Pessoais Nominalmente Identificáveis (VPNI), sendo reajustadas pelos índices de reposição e desatrelando-os do VB.
Essas informações são preliminares. A FENASPS e os seus sindicatos filiados, dentre eles o Sindprev-ES, aguardam o envio da proposta de forma oficial pelo MGI para análise técnica e encaminhamento para debate pela categoria.
*Com informações de FENASPS| Fotos: Ricardo Aguiar/RCA.