Na manhã desta segunda-feira, 9 de setembro, a categoria em greve do Seguro e da Seguridade Social realizou um ato no INSS Beira Mar, em Vitória.
As/Os manifestantes compareceram à atividade com roupas pretas. Na ocasião, balões, buzinas, carro de som e outros recursos também foram utilizados para fortalecer o movimento. As/Os servidoras/es ocuparam a Gerência Executiva (Gex) e solicitaram que o gerente contatasse o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, para atualizações da negociação com o governo.
Os grevistas aguardaram no gabinete da Gerência até que uma resposta fosse apresentada. Na semana do dia 2 de setembro, o Ministério da Gestão e Inovação (MGI), além de ameaçar o corte de ponto, também ameaçou cortar o salário dos servidores que continuassem em greve.
A categoria conseguiu revogar a situação dos cortes de salário após as/os trabalhadoras/es ocuparem a Presidência do INSS, em Brasília, nos dias 4 e 5 de setembro. Já a questão do corte de ponto ainda seguirá para negociação. De acordo com Stefanutto, desde então não há mais novidades.
No dia 12, quinta-feira, o Sindprev-ES fará uma assembleia virtual pelo Google Meet, às 14 horas da tarde, com a avaliação de conjuntura da greve (estadual e nacional), informes e encaminhamentos para as/os trabalhadoras/es.
O sindicato salienta a importância da participação da categoria e reforça que o movimento paredista CONTINUA!
Respeite a nossa história, é greve até a vitória!
Fotos: Ricardo Aguiar/RCA.