Manifestação reivindica melhores condições de trabalho, concurso público, plano de carreira e reajuste salarial. E reforça a luta contra a terceirização e privatização dos serviços públicos e a defesa dos direitos de todos os trabalhadores
Trabalhadores/as das Agências da Previdência Social (APSs) na Grande Vitória cruzaram os braços nesta quinta-feira, 09, no Espírito Santo (ES). O protesto foi contra o sucateamento do serviço público e os ataques do governo Temer aos direitos previdenciários e trabalhistas.
A manifestação fez parte do conjunto de atos que fortaleceram o 09 de agosto – Dia Nacional de Lutas, convocado pela Fenasps.
“O movimento reivindica melhores condições de trabalho, concurso público, plano de carreira e reajuste salarial. Além disso, reforça a luta contra a terceirização e privatização dos serviços públicos e a defesa dos direitos de todos os trabalhadores”, apontou o coordenador da Secretaria de Administração do Sindprev-ES, Willian Aguiar Martins.
Sindprev-ES na luta
No ES, servidores/as aderiram as atividades do dia de luta. O atendimento ao público na APS de Serra, em Jardim Limoeiro, foi suspenso.
Para Willian, que participou da manifestação na APS de Serra, a população precisa ficar atenta e se mobilizar. “O governo Temer vem, em ritmo acelerado, retirando direitos da população com a reforma trabalhista, com a Lei da Terceirização. E com a emenda constitucional 95, os gastos com os serviços públicos foram congelados por 20 anos, e o INSS está cada vez mais sucateado”, lamentou.
Apenas as perícias médicas agendadas foram realizadas.
A diretora da Secretaria de Finanças do Sindprev-ES, Marli Brigida dos Reis, fortaleceu o ato na APS de Vitória, na Avenida Beira Mar.
Houve também manifestação na APS de Vila Velha, com a participação do diretor do Sindprev-ES, Francisco dos Santos Filho, o Chiquinho, e na APS de Cariacica.
Carta à população
Uma carta à população foi distribuída nas APSs que tiveram manifestações nesta quinta-feira.
O documento faz um alerta sobre os riscos da reforma previdência, do desmonte do Ministério do Trabalho e do sucatamento do INSS. Além de chamar atenção dos/as capixabas para as pautas defendidas pelos/as presidenciáveis nessas eleições.
“Essa carta explica o que está acontecendo com o estado brasileiro. O desmonte dos serviços e como o governo visa retirar direitos para de benefício de banqueiros e grandes empresários”, alertou Marli.
Clique aqui e confira a carta.
Adesão
A categoria aprovou adesão ao Dia Nacional de Lutas em assembleia geral. A atividade foi realizada no dia 3 de agosto, na sede do Sindicato dos Bancários, no Centro de Vitória. Clique aqui e saiba mais.
Confira imagens