Sindsaudeprev-ES participa do ato que, de forma estratégia, contou com trabalhadores saindo de diferentes pontos da Grande Vitória
O Sindsaudeprev mais uma vez marca presença na luta unificada da classe trabalhadora. Foi o Dia Nacional de Luta, que reuniu 39 entidades, entre sindicatos, movimentos sociais do campo e da cidade e estudantes em defesa de mais investimentos para o serviço público e contra o PL das Terceirizações (projeto de lei 4.330/2004).
Diretores e trabalhadores e aposentados federais, estaduais e municipais da base do Sindsaudeprev se concentraram nas proximidades da Rodoviária de Vitória, por volta das 06 horas da manhã. De lá, seguirem, com faixas, bandeiras e cartazes com palavras de ordem, até a Avenida Reta da Penha, em frente à Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes).
Lá, eles se reuniram com militantes que vieram de Vila Velha, pela Terceira Ponte. E também com trabalhadores que vieram de Carapina, na Serra. Além de professores e técnico-administrativos da Ufes que chegaram à Findes junto da manifestação que veio do bairro serrano.
O coordenador do Sindsaudeprev-ES, Domingos França avaliou o ato positivamente, destacando as saídas de pontos estratégicos da Grande Vitória.
“Foi positivo o Dia Nacional de Luta. E a estratégia de sair em grupos diferentes fez Vitória parar. Mas com os ônibus em circulação, diferentemente do dia 11 de julho, quem chegou ao trabalho pode ver nossa luta contra o PL 4330, que é da nossa pauta unificada”, pontuou.
Segundo ele, embora o PL não tenha foco diretamente na administração pública, ele trará prejuízos para a saúde.
“Esse PL, se aprovado, vai facilitar a terceirização na saúde através das fundações, OS, Oscips e Ebeserh, que já são uma realidade nos nossos hospitais públicos, por isso, somos contra a esse projeto”, frisou Domingos.
Mas, além do PL, a luta também cobra bandeiras de sempre dos trabalhadores da saúde.
“Aqui todos defendemos mais investimentos para os serviços públicos, como 10% do orçamento da União para a saúde e 10% do PIB para a educação, mais segurança, uma mobilidade urbana melhor e pelo fim dos pedágios, das catracas de nossas vidas”, disse.
Aposentados na luta!
Há 15 anos aposentado do INSS, o diretor do Sindsaudeprev-ES Francisco dos Santos Filho, o Chiquinho, é incansável na luta em favor dos direitos da categoria.
“Estou aqui representando todos os aposentados da base do nosso sindicato. Estamos na luta pela incorporação GDAS, de outras gratificações e da não retirada de direitos de todos os aposentados, sejam eles de órgãos federais, estaduais e municipais”, cobrou Chiquinho.
Confira aqui as fotos do Dia Nacional de Luta, em Vitória.
Crédito das imagens: Sérgio Cardoso.