Orientação foi dada pela direção do Sindprev-ES durante o Seminário Estadual de Peculistas, realizado pelo sindicato
O Sindprev-ES realizou na tarde desta quinta-feira, 24, na sede do Sindicato dos Arrumadores, no Centro de Vitória, o Seminário Estadual de Peculistas. A categoria debateu sobre os informes e os encaminhamentos deliberados no Seminário Nacional dos Peculistas, realizado pela Fenasps, no dia 14 de julho, em Brasília. Clique aqui e saiba mais sobre o Seminário Nacional.
A coordenadora da Secretaria de Aposentadas, Aposentados e Pensionistas do Sindprev-ES, Dnery Maria Ribeiro, alertou que as aposentadas/os precisam ficar atentas/os em relação a assinar qualquer tipo de documento, após a mudança da administração do plano de pecúlio para Fundação Viva Previdência (ex-GeapPrevidência).
Segundo ela, muitos peculistas já demonstraram indignação quanto às regras estabelecidas pelo interventor – sejam nos quocientes e percentuais de saque, nas dificuldades impostas para a efetiva gestão dos fundos e na insegurança de um dia poderem ter acesso aos seus recursos a partir da tábua de expectativa de vida, atualmente apresentada pela fundação.
“A Fenasps orienta aos peculistas que não tomem nenhuma decisão individual, não assinem nenhum documento ou opção sem consultar o seu sindicato estadual ou a federação”, orientou Dnery.
Ela aproveitou o momento para convocar a categoria para um Encontro de Aposentados, que acontecerá no dia 15 de setembro (o evento ainda não tem local e nem programação definida. Em breve mais informações)
Quanto às pessoas que perderam o pecúlio por inadimplência, os conselheiros eleitos para os conselhos da Fundação Viva Previdência estão estudando formas para o contribuinte voltar, e são elas: trazê-lo de volta ao plano ou pagar um valor proporcional ao tempo de contribuição. A categoria precisa ficar atenta aos desdobramentos das negociações.
Após as discussões, as/aos participantes elegeram três delegadas/os para o Congresso da Fenasps, que acontecerá de 26 a 29 de outubro, na cidade de Serra Negra, em São Paulo (SP).
Foram eleitas as aposentadas Thereza Luiza Trarbach e Eliana Ribeiro dos Santos, ambas do Ministério da Saúde (MS) e o aposentado Davimar dos Santos, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Conjuntura
O coordenador da Secretaria de Administração do Sindprev-ES, Willian Aguiar Martins, esteve presente no seminário e lembrou que o Governo Temer tem atacado agressivamente os direitos de toda classe trabalhadora.
Após aprovar a Reforma Trabalhista, Temer apontou diretamente para o bolso dos servidores federais e já anunciou que não haverá reajuste para o ano de 2018. Além de propor a medida de aumentar a alíquota da contribuição previdenciária, dos atuais 11% para 14%.
“Nós estamos nos reunindo com outras entidades para mobilizar uma greve. Temos que nos unir, porque a cada dia está ficando mais difícil e os ataques vêm cada vez mais agressivos. Precisamos enfrentar esses retrocessos”, apontou Willian.
O coordenador ainda chamou atenção para o projeto INSS Digital, que está sendo implantando em agências da Previdência Social (APS) e pode fazer com que servidores passem a trabalhar de casa.
“Mobilizar a categoria depois da implantação desse ‘home office’ será um desafio para os sindicatos e as federações”, frisou a assessoria política do Sindprev-ES, Lujan Miranda. Ela também esteve presente no evento. Lujan ressaltou que nesse caso será mais difícil para as entidades chegarem até o servidor.
Ela também salientou que o plano das privatizações que o governo está pondo em prática só tratará prejuízos à população. “A sociedade perde quando privatiza”, afirmou.
Jornal do Sindprev-ES
Com notícias sobre a eleição da diretoria do sindicato, a aprovação de Greve Geral na Plenária Nacional da Fenasps, informes jurídicos, e outras pautas, o Jornal do Sindprev-ES, nº 228, foi distribuído às aposentados e aos aposentados.
Clique aqui e confira e edição nº 228 do Jornal do Sindprev-ES.