Definição aconteceu em assembleia da categoria, que também foi informada que o Sindprev-ES tomará as medidas judiciais cabíveis contra os reajustes abusivosda Geap e da Capsaúde
A categoria do Sindprev-ES aprovou a adesão ao dia 19 de fevereiro como o Dia Nacional de Luta contra a Reforma da Previdência. A apovação foi por unanimidade e aconteceu em assembleia geral, realizada no INSS, em Vitória, nessa quinta-feira, 8.
Segundo a coordenadora da Secretaria de Finanças, Marli Brigida dos Reis, o governo possui a previsão de colocar a Reforma da Previdência em votação a partir do dia 19 de fevereiro, podendo ser apreciada até o final do mês. “Se fizermos um grande enfrentamento neste dia, vamos enfraquecer ainda mais o governo. Porque essa medida não tem a aceitação da população”, destacou Marli.
Nesta data haverá atos e manifestações em todo o Brasil. No Espírito Santo, movimentos sociais e sindicais – comprometidos com a pauta da classe trabalhadora – realizarão um ato na Praça Oito, no Centro de Vitória, a partir das 8 horas.
“Ano passado nós fizemos enfrentamentos às medidas do governo, organizamos uma greve geral que teve a adesão de diversas categorias. Inclusive tínhamos outro movimento organizado para dezembro contra a Reforma da Previdência, mas o governo adiou a votação e algumas centrais sindicais resolveram não fazer a luta”, lembrou a coordenadora.
Geap
Os reajustes da Geap, de 19,94%, e da Capsaúde, de 22%, também foram pontos de pauta da reunião.
Esses índices de reajustes apresentados pela Geap e Capsaúde estão bem acima da inflação oficial do Brasil em 2017, que ficou em 2,95%, segundo informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em janeiro.
O advogado do Sindprev-ES Marcelo Matedi informou à categoria que o sindicato, juntamente à Fenasps, tomará as providências jurídicas cabíveis contra esses reajustes.
Peculistas
Sobre o plano de pecúlio dos aposentados e aposentadas, a diretora da Secretaria de Aposentados, Aposentadas e Pensionistas, Dnery Maria Ribeiro, destacou que o prazo para a mudança do plano de pecúlio da Geap para o Viva de Previdência vai até o próximo dia 12, segunda-feira.
“Mas o Sindprev-ES entrará com uma ação para que o prazo seja estendido. Porque ainda existem muitos pontos a serem discutidos sobre o novo plano, se será benéfico ou não para a categoria. Por isso, a orientação da Fenasps é para que ninguém assine nenhum documento sobre a mudança”, alertou Dnery.
Ele informou que no dia 9 de março haverá um encontro nacional dos peculistas, em Brasília. “A partir do posicionamento dos representantes das entidades, nós seremos melhor orientados”, disse a diretora.
Delegados
Dois dias após o encontro que debaterá sobre o pecúlio dos aposentados e aposentadas, no dia 11 de março, em Brasília, acontecerá a Plenária da Fenasps. Com isso, a assembleia também elegeu representes da categoria para participar do evento.
A assembleia contou com 43 participantes. Assim, o sindicato teve o direito de escolher quatro delegados/as. As/o escolhidas/o foram as aposentadas Marli Brigida dos Reis e Dnery Maria Ribeiro, Nadir Moreira (Funasa) e José Ramos (INSS).