Há um grupo de pessoas que, durante 15 anos, participaram dos governos do PT, mas nunca lutaram em defesa dos direitos ou das reivindicações das/os servidoras/es, principalmente na GEAP, que sofreu três intervenções durante o mandato do ex-secretário executivo e Ministro Carlos Gabas.
Este agrupamento de pessoas foi excluído da escolha de cargos pelo atual governo, e então resolveram se organizar para enganar as pessoas, principalmente quem tem o plano de saúde GEAP. Fizeram reunião virtual e criaram uma nova arapuca chamada de associação, que dizem defender a GEAP.
Isto é uma afronta! Por que estas pessoas não defenderam os interesses das/os servidoras/es quando estavam em cargos no alto escalão? Por que sumiram durante 7 anos, não participaram de nenhuma greve e nem da luta contra a PEC 32 ou as Contrarreformas da Previdência?
As pessoas são livres para escolherem se filiar onde quiserem. Os sindicatos nasceram da vontade da categoria, cada servidor/a se sindicaliza onde achar melhor. Porém nenhuma associação (arapuca) resolveu os problemas da categoria. A ANASPS não resolveu nada para suas/seus filiadas/os, apenas enriqueceu com algumas ações. Há portarias editadas no governo Lula que alteraram a forma de contribuição por percentual para cobranças por idade. Sabe quem estava no governo neste período?
Sabem quem foram cúmplices e os culpados?
Pois é. A atual presidente da associação recém-criada, que faz parte da mais nova arapuca, ocupou cargos nos governos Lula e Dilma; teve poder de representar o Ministério da Previdência no Conselho em que indicaram o presidente do Condel e o diretor executivo. Na época, o ex-ministro Carlos Gabas fez intervenção e afastou os conselheiros eleitos.
Foi a partir deste período que a categoria começou a ser expulsa da GEAP, pois não conseguia pagar os valores absurdos de mensalidade. Todos lembram disso, foram milhares de vidas excluídas.
Todos os servidores e servidoras da Saúde, Trabalho, Previdência, INSS ou Anvisa, filiadas/os ou não, são defendidas/os pela FENASPS e seus Sindicatos filiados. Não precisam pagar mensalidades de associações fantasmas cujo único objetivo é garantir a vida boa para seus dirigentes, que perderam a boquinha que tinham em outros governos.
Cuidado para não serem enganadas/os!
Fonte: Sintsprev-MG.
Clique aqui e confira a íntegra do boletim informativo, em PDF, e alguns dos documentos sobre a GEAP.