Será nesta segunda-feira, 31, às 09 horas, na Camara Municipal. Audifax cancela reunião e ainda quer cortar salário dos trabalhadores
Os ACS e ACE de Serra estão mostrando sua força na greve, iniciada em 17 de fevereiro. E a política do prefeito Audifax segue omissa em relação à pauta de reivindicações da categoria. Além de cancelar reunião e não apresentar nada de concreto, o prefeito quer cortar salário dos trabalhadores por 12 dias “não trabalhados”.
Em meio a isso tudo, todos os ACS e ACE de Serra estão convocados (e devem comparecer!) à assembleia geral da categoria, que será realizada nesta segunda-feira, 31 de março, a partir das 09 horas, em frente à Câmara Municipal, em Serra-Sede.
“Vamos participar da assembleia, pois o Sindsaudeprev já está tomando as devidas providências para reverter essa situação do corte de ponto. E vamos avaliar também a falta de compromisso do prefeito Audifax, que desmarcou mais uma reunião e não apresenta negociação efetiva. Por isso, todos devem comparecer na assembleia e nessa nossa luta”, convoca o coordenador do Sindsuadeprev, Domingos França.
Reunião
No dia 20 de março, o Sindsaudeprev-ES esteve reunido com o prefeito Audifax e parte de seu secretariado e chefias para discutir sobre a greve dos ACS e ACE de Serra. A reunião foi marcada após o ato, realizado pela categoria no dia 14 do mesmo mês, na BR-101, em Carapina.
O primeiro questionamento do prefeito foi sobre o porquê o sindicato e a comissão de ACE e ACS queriam aquela reunião. Como se ele não conhecesse a pauta de reivindicações da categoria, que já lhe foi apresentada em 2013.
Outro ponto da reunião, que mostra a falta de compromisso da gestão com a categoria, foram as contas apresentadas pelo secretariado do prefeito.
Diversos números, dados foram apresentados para tentar justificar que os ACE e ACS já recebem (valor bruto do salário) acima da verba federal (de R$ 1.014). Segundo o secretário, os custos de cada agente são de cerca de 1,5 mil/mês. Nesse momento, a coordenadora do Sindsaudeprev-ES Luceni Novaes mostrou a percepção do trabalhador.
“Mas isso não aparece no contracheque dos ACS e do ACE, secretário”, questionou.
Porém não houve os devidos esclarecimentos de fato. E nenhuma proposta concreta.
Após a reunião, o prefeito deixou agendada um novo encontro, previsto para esta sexta-feira, 28. Mas ele cancelou pois apareceu uma outra agenda, o que ajuda a entender a falta de interesse da gestão em atender as reivindicações da categoria.