Sindicato buscará a reversão da suspensão do pagamento do plano
No dia 27 de junho, o Sindprev-ES realizou uma Assembleia Geral com a base. A reunião, realizada de forma virtual, entre outras pautas, discutiu a conjuntura, elegeu delegadas/os para uma plenária virtual da Fenasps, realizada no dia 1º de julho, definiu participação no Grito dos Excluídos (7 de setembro) e aprovou o ingresso de uma ação judicial para tentar reverter a suspensão do pagamento do Plano de Seguridade Social do Servidor Público (PSS) de alguns/algumas servidores/as.
As/Os servidoras/es foram aliciadas/os por advogados particulares e assinaram procurações que suspenderam o pagamento do PSS. A ação que o sindicato ingressará é para buscar a reversão da situação, a fim de preservar os direitos das/os trabalhadoras/es.
Foram eleitas/os para a plenária da Fenasps, que ocorreu no sábado, 1º de julho, de forma virtual, os sindicalizados Francisco Santos Filho, o Chiquinho, José Carlos Candeias e Ailton Moreira da Silva e a sindicalizada Silvana Tiburcio.
A base também definiu a participação no Grito dos Excluídos 2023, que este ano terá como eixos centrais “Terra, teto e trabalho”, e terá como tema “Você tem fome e sede de quê?”.
Durante a reunião, foi exposto que há servidoras/es do Ministério da Saúde (MS) com problemas no contracheque, em relação às gratificações. Foi informado que, caso o/a trabalhador/a esteja com esse problema, a demanda deve ser encaminhada para gestão de pessoas do MS Espírito Santo que encaminhará a situação a Brasília.
O diretor William Aguiar apresentou informes à base sobre atividades em Brasília. Sobre a Campanha Salarial 2024, destacou que ainda não foi fechado, pelas entidades representantes das/os servidoras/es, o percentual de reajuste salarial, mas reforçou a mobilização pela necessidade de abertura das mesas específicas para tratar das carreiras. O diretor também destacou a reunião realizada com o Ministério da Saúde no dia 27 de junho. Clique aqui e saiba mais.
Sobre a conjuntura, Aguiar também destacou a importância da base somar forças às discussões sobre o Arcabouço Fiscal. “Nós, servidores públicos, ficaremos amarrados, se o Arcabouço passar e não forem cumpridas as metas fiscais. Acho que é um tema que a gente tem que aprofundar. É de interesse de todos nós”, frisou, após a avaliação de conjuntura apresentada pelo trabalhador do Sindprev-ES Edson Bonfim.
Sindprev-ES 35 anos
Durante a Assembleia Geral, foram feitos informes sobre as ações para comemorar os 35 anos do Sindprev-ES. Entre as atividades, o sindicato fará uma festa no final do ano, realizará uma Oficina de Memória com aposentados/os e há previsão de lançar um livro.
Assistentes Sociais
A sindicalizada Silvana Tiburcio, que é assistente social, apresentou, durante a Assembleia Geral, as mobilizações que a categoria tem feito: a luta pelo reconhecimento das 30 horas e a implementação do piso salarial. A reunião aprovou que o sindicato realize uma reunião com as/os assistentes sociais para discutir as lutas em curso.
A diretora Marli Brigida, reforçou, durante a reunião, que o debate também deve ser feito sobre a luta contra o desmonte da carreira das/os assistentes sociais na seguridade social.