Com quatro meses de atraso e depois de muita pressão das/os servidoras/es e outros setores da sociedade feita sobre os parlamentares, seja nos Estados, aeroportos e no Congresso, no final da tarde de ontem (20/03) foi aprovada a Lei Orçamentária Anual que permitirá o reajuste salarial das/os servidoras/es e cumprimento do Acordo de Greve. O texto final segue agora para sanção do presidente Lula.
Apesar de todos os esforços das entidades, o MGI informou que o reajuste retroativo deverá ser mesmo na folha de abril. As entidades continuam fazendo pressão para que o governo faça folha suplementar.
Foi muito importante a luta travada pelas entidades das/os servidoras/es federais em todo país, principalmente do FONASEFE, que junto com a FENASPS lutaram pela aprovação da LOA e o cumprimento do Acordo de Greve.
Parabéns às/aos militantes que vieram de vários Estados e também das caravanas de PR e SP, que fortaleceram a luta no aeroporto em Brasília e no Congresso Nacional.
A ação da próxima etapa será aprovar emendas que as entidades apresentaram na MP 1.286, para impedir alteração do RJU através de (mini) reforma infraconstitucional legalizando o Programa de Gestão PGD do governo, que não foi negociado com nenhuma entidade das/os servidoras/es federais.
É LUTA QUE SEGUE ATÉ A VITÓRIA DA CLASSE TRABALHADORA!
Confira fotos e vídeos da mobilização.
Fonte: FENASPS.