Sindsaudeprev segue na luta por outras reivindicações da categoria. E Lei 11.350 já vale no município
Os agentes comunitários de saúde (ACS) e os agentes de combate às endemias (ACE) de Pancas, Noroeste do Estado, vão receber aumento de 8,26% em seus salários, a partir de agosto de 2013.
Além disso, a Lei 11.350/2006 vale no município, garantindo que os trabalhadores tenham direito ao emprego público junto à prefeitura.
A informação é do coordenador da Regional Norte I do Sindsaudeprev, Fábio Dutra. Ele lembra, porém, que há muitas lutas para mais melhorias para a categoria.
“Os ACS e os ACE que têm respaldo na lei (11.350) estão garantidos com o emprego público. Isso vale para todos que já estavam atuando antes de fevereiro de 2006. E o reajuste salarial vai acompanhar o reajuste linear de 8,26% dos demais trabalhadores da prefeitura de Pancas. Mas temos muitas reivindicações ainda que estamos buscando nas negociações com o município para garantir os direitos dos agentes”, destacou o coordenador.
Ele também ressaltou que ficou acordado que o município vai providenciar protetor solar para os ACS e ACE.
Pemaq
Segundo Fábio Dutra, os ACS reivindicam o repasse do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (Pemaq) além de uma gratificação de R$ 180.
“Formamos uma comissão com as ACS para acompanhar as negociações. A expectativa é de que a gratificação de R$ 180 seja incorporada ao vencimento. E quanto ao Pemaq vai ser feito um levantamento para que seja repassado a quantia devida aos ACS. Mas tudo isso é acordo, por isso vamos seguir atentos para garantirmos esses pontos nas próximas rodadas de negociação ”, informou.
Filiação em Águia Branca
O coordenador da Regional Norte I do Sindsaudeprev, Fábio Dutra, também revelou
que no mês de junho o sindicato obteve novas filiações de ACS em Águia Branca, também no Noroeste do Estado.
“Os trabalhadores ficam sabendo da luta do nosso sindicato em outros municípios e com isso, eles nos procuraram para se filiarem. Fomos lá, fizemos a filiação e já abrimos negociação com o município”, informou Dutra.
O coordenador ressalvou ainda que o ACS Romildo Antônio Poleze foi eleito delegado sindical no município e vai contribuir na luta da categoria.